A ABBTUR Comunicação Oficial

 

 

CARTA ABERTA AOS TURISMÓLOGOS E PROFISSIONAIS DO TURISMO

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMÓLOGOS E PROFISSIONAIS DO TURISMO, doravante denominada ABBTUR Nacional, associação de caráter civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, tem como Missão congregar, defender e representar os turismólogos e profissionais do Turismo, promovendo ações que favoreçam uma maior atuação desses profissionais no mercado de trabalho. Além disso, visa estimular a produção do saber e do fazer no campo do turismo, de forma ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável da atividade.

Também possui como finalidade precípua representar os interesses de suas Seccionais Regionais com personalidade jurídica, além de acolher e agregar as diferentes categorias de turismólogos, que sejam Bacharéis e/ou Tecnólogos em Turismo, Bacharéis, Tecnólogos e Técnicos em Gastronomia, Bacharéis e Tecnólogos em Turismo e Hotelaria, bem como Técnicos egressos do ensino técnico de nível médio pertencentes ao eixo de turismo, hospitalidade e lazer, profissionais provisionados e estudantes de turismo. Em caso de inexistência ou situação irregular da Seccional Regional a afiliação poderá ser aceita pela ABBTUR Nacional, até sua regularização.

Considerando que a Lei 12.591/2012, reconhece o turismólogo e sua diversidade de formação e atuação profissional, até que se sejam sidas regulamentadas as atribuições e competências específicas.

São objetivos da ABBTUR Nacional:


• Defender os direitos e interesses da classe dos turismólogos, profissionais do turismo e dos estudantes do setor, em seus campos de atuação;
• Promover atividades técnico-científicas e culturais consideradas relevantes do ponto de vista do aprimoramento profissional;
• Realizar o Congresso Brasileiro de Turismo (CBTURIS), pesquisas, estudos, seminários, cursos, treinamentos entre outros.
• Fixar princípios éticos para a categoria;
• Desenvolver ações de valorização e expansão do mercado de trabalho para os
• turismólogos;
• Divulgar os interesses dos turismólogos, estudantes e profissionais do turismo junto aos poderes públicos e instituições privadas nas organizações nacionais e internacionais, terceiro setor, e todas as entidades de classe, culturais ou técnicas relacionadas à atividade turística;
• Estimular a participação da categoria no processo de crescimento do turismo nacional;
• Promover e intermediar intercâmbios e convênios com entidades congêneres do país e do exterior;
• Facilitar o relacionamento entre o exercício profissional e sua formação por meio da permanente aproximação entre os profissionais e a universidade, objetivando a sustentabilidade do ensino e da pesquisa;
• Divulgar e promover o Dia Nacional do Turismo e o Dia do Turismólogo.


Sendo assim, a ABBTUR Nacional vem a público, neste momento, em função de questionamentos de nossos afiliados, bem como integrantes do Trade turístico, que, declarar que, em desacordo com as finalidades da Entidade, foi indiretamente envolvida e que não endossa, mantendo-se neutra em relação à criação de um grupo de Whatsapp autodenominada de “Turismólogo Antifascista”, bem como seus objetivos.


Destacamos, ainda, que endossamos e respeitamos o direito Constitucional que permite a livre expressão de qualquer pessoa e, com base neste mesmo direito e sendo a ABBTUR uma entidade apartidária, vimos esclarecer que, no seu quadro associativo, existem afiliados com diversas posições políticas e partidárias. A entidade respeita a individualidade de expressão de todos seus associados, desde que respeitada sua neutralidade.


A ABBTUR Nacional, com isso, vem a público declarar que sua Diretoria Nacional não está incentivando, promovendo e/ou endossando NENHUM TIPO DE MOVIMENTO DE QUALQUER MATIZ. No momento, a entidade está envolvida em promover sua reestruturação organizacional visando torná-la mais transparente e receptiva à participação de seus afiliados.

Em sintonia com o cenário nacional e mundial, a ABBTUR está empenhada em desenvolver ações que ajudem a minimizar os efeitos da Pandemia da COVID-19 e auxiliar os destinos turísticos e a cadeia produtiva na retomada do Turismo.

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2020.


Saudações Turismólogas,

#SOMOSTODOSTURISMO


Turª Lenora Horn Schneider
Presidente ABBTUR NACIONAL

Diretoria Executiva da ABBTUR NACIONAL
 


 Parceiros