Publicações

Noticia - Postado em 12/10/2014 19:03:47
MTur discute diretrizes para política de qualificação no setor

 

MTur discute diretrizes para políticas de qualificação no setor

O objetivo do encontro é propor inovações para o setor a partir de ações de qualificação e de talentos empreendedores

08/10/2014

Deborah de Salles

 

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta quarta-feira (8) da abertura da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo. O encontro que está sendo realizado em hotel em Brasília, conta com representantes do MTur e da Embratur, e também de entidades ligadas ao turismo, como hotéis, bares e restaurantes, guias, agências de turismo, entre outros. As discussões seguem ainda nesta quinta-feira (9).

Tornar o Brasil mais competitivo no âmbito da educação e qualificação é um dos desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Segundo o ministro Lages, esses avanços terão reflexo na economia, envolvendo quatro eixos importantes: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos.

Lages comentou ainda a necessidade de ampliar os programas de qualificação e capacitação de gestores para aqueles que atuam na área de serviços vinculados ao turismo, além de investir no aprimoramento das pessoas para estimular empreendedores a aderir a novos modelos de negócio. Para ele, o principal condutor de uma experiência turística é o vetor humano, que precisa se incorporar às mudanças para atrair, encantar e entreter o turista.

A inovação do setor também foi lembrada pelo ministro Lages, que apontou a importância de incluir engenheiros, arquitetos, economistas e biólogos à cadeia de turismo. “Precisamos da colaboração dessas áreas acadêmicas. Existe muito conhecimento em educação e tecnologia que contribuem para minimizar riscos nos destinos, como nas atividades de turismo de aventura e nos parques temáticos”, lembrou.

As discussões da oficina são baseadas em informações sobre qualificação no Brasil apurada por pesquisadores da UnB, entre os dias 26 de agosto a 3 de outubro. As questões foram respondidas por 37 representantes dos setores ligados ao turismo. Essa é a primeira etapa do encontro, que terá uma nova fase em novembro, quando o documento será submetido a uma consulta pública. Em dezembro, a versão final será apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos.


Autor: Ministério do Turismo

voltar ver mais

 
 

 Parceiros