Publicações

Noticia - Postado em 02/11/2016 11:53:29
ABBTUR NACIONAL entrega Prêmio ABBTUR 2016 MÉRITO & TALENTO

  

Anualmente a ABBTUR NACIONAL (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo) entrega um prêmio durante a ABAV 2016 Expo Internacional de Turismo como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas, dando-lhes prestígio e credibilidade profissional. Uma comissão da ABBTUR avaliou de forma participativa, sugestões de nomes enviados pelos afiliados adimplentes após atenderem aos critérios e procedimentos estabelecidos para ganhar a premiação onde deveria ser contemplada a criatividade, facilidade de comunicação, ética, flexibilidade, determinação e compromisso com seu trabalho e seus pares.

 A cada ano um destino turístico é convidado a ser o Destino Patrono dessa premiação pioneira para valorizar e reconhecer por meritocracia esses profissionais, hoje reconhecidos pela Lei 12.591/12. Nesse ano, o patrono do prêmio foi o Estado do Espírito Santo que atua de forma visionária, valorizando o Turismólogo, possuindo em seu quadro de colaboradores a Subsecretaria de Turismo, a Turismóloga Simone Modolo e mais três gerências além de outros importantes agentes internos além de fundamental parceria com a ABBTUR Seccional Espírito Santo.

 Durante a cerimônia de premiação, a ABBTUR NACIONAL e suas seccionais, com profundo pesar, realizaram uma homenagem póstuma ao grande profissional do Turismo, o professor e consultor em Turismo, Mario Petrochi. O prêmio foi recebido pela Turismóloga Berenice Albuquerque, da ABBTUR  Seccional Espírito Santo e membro do Comitê Consultivo da ABBTUR Nacional que  fará a entrega à família do homenageado.  

 Oportunizando a cerimônia, o Presidente da ABBTRUR Nacional, o Turismólogo Bacharel Elzário Pereira Júnior, apresentou a Resolução Nº 03, de 07/06/2016 elaborada a partir da I CONVENÇÃO NACIONAL DOS TURISMÓLOGOS, que dispõe sobre indicações para subsidiar o detalhamento jurídico da Lei 12591/2012, além de considerar relevante a instituição do Conselho Federal de Turismo, conselho necessário para fiscalização do exercício profissional.

Os premiados do ano de 2016 foram os seguintes profissionais, listados em ordem alfabética:  

  1. Athos Henrique Teixeira - Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (1996) é mestre em Turismo e Hotelaria também pela mesma desde 2003. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Turismo e Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agências de viagens, hotelaria, qualidade, planejamento turístico e marketing. Montou e coordenada a primeira agência acadêmica de Turismo do Brasil, a ACATUR - UNIVALI.

 

  1. Caetana Franarim Alves Pimenta   - Bacharel em Turismo desde 2000; especialista em Marketing e Meio Ambiente, pela Universidade de Brasília; foi Diretora da Empresa OIKOS Projetos Criativos, onde atuou como consultora em projetos de turismo e economia criativa, junto a entes públicos e privados, além de ter desenvolvidos ações voltados para o desenvolvimento do turismo local, junto ao SEBRAE, e proferido palestras para a cadeia produtiva do turismo em inúmeros Estados da Federação.  Atualmente é Subsecretária de Produtos e Políticas de Turismo, da atual Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal. Foi presidente da ABBTUR, Seccional Distrito Federal, por duas gestões consecutivas e colaboradora da EMBRATUR, ADETUR DF e da Brasiliatur.
  2. Jussara Cruz Argoud   - Formada em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda em 1991; tecnóloga em Turismo Cultural pela Universidade Católica de Pelotas em 2002; e pós-graduada em Gestão de Marketing em  2006. Atuou como Consultora em Turismo do SEBRAE/RS no período de 2002 a 2005. Atua como Gestora de projetos de Turismo do SEBRAE/RS desde 2006. É gestora do Projeto Qualificar o Turismo na Costa Doce, Gaúcho do Pampa ao Mar e Polo Gastronômico Pelotas e Rio Grande. Seu dinamismo e forte articulação a tornou referência em profissional do Turismo na região turística da Costa Doce/RS.
  3. Luciane Leite - Bacharel em Turismo, tem MBA Executivo em Marketing pela ESPM e especialização em Desenvolvimento de Destinos Turísticos por The George Washington University. Atuando há 20 anos em cargos estratégicos nas áreas de Marketing, Promoção, Turismo, Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais. Construiu uma sólida carreira executiva em empresas governamentais, trabalhando com visão estratégica e de negócios, com foco em resultados. Possui grande capacidade de liderança, experiência na formação de times de alta performance, com foco no cumprimento das metas e de otimização dos resultados; Comprometida, organizada, dinâmica, determinada, “hands on” e com senso de urgência.
  4. Ludmila Dutra do Souto Gatti - Bacharel em Turismo pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso em 1984; especialista em Ecoturismo pelo Centro Universitário de Vila Velha (1997).  Atuou como Membro dos seguintes conselhos entre os anos de 2001 e 2002: - Conselho Estadual de Municipalização do Turismo - Conselho Municipal de Turismo (Dpto de Turismo de Vila Velha) - Conselho Municipal de Turismo (Dpto de Turismo de Vitória) - Conselho de ética da ABBTUR-ES. Entre 1996 a 2003 atuou na Universidade Vila Velha Professora, coordenadora de curso, Gerente do Núcleo de Pesquisa em Turismo, Orientadora de Trabalhos de conclusão de Cursos e Orientadora de Práticas Profissionalizantes. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Turismo do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Em 2008 recebeu o Prêmio Turismólogos Apaixonados, pela Universidade Vila Velha e em 2007 recebeu o Título Cidadã Guarapariense, pela Câmara Municipal de Guarapari.

 

 

  1. Marcelo Abreu   -  Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro em 1993; pós-graduado em MBA, Business Management pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professor durante dez anos na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro; trabalho na United Airlines pelo período de sete anos; é funcionário da cia aérea Emirates desde 2007 onde atualmente exerce o cargo de Sales Manager.
  2. Marcela Moro - Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação, docente nas áreas de turismo, turismo rural, planejamento turístico e organização de eventos. É Diretora de Turismo em Jundiaí/SP. Foi consultora em vários projetos do Ministério do Turismo. Desenvolveu a metodologia do Selo de Qualidade em Turismo Rural do Circuito das Frutas e coordenou o desenvolvimento da Carta de Princípios do Turismo Rural Paulista. Foi consultora do SEBRAE-SP e do SENAR-SP e atuou na estruturação de diversos Planos de Turismo do Estado. É responsável pela organização da Festa da Uva de Jundiaí e pela criação e implantação das Rotas Turísticas do Município, do Programa de Artesanato Jundiaí Feito à Mão e do Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí.
  3. Maria Rosalina B. Gonçalves   - Portuguesa, Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro - em 1978 - Pós Graduada em Planejamento Turístico. Atuou na Empresa: Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro chegando a Gerente de Eventos. Foi Presidente da ABBTUR/RJ no período 1985 a 1988; Criou,  regularizou e instituiu a ABBTUR Nacional e suas Seccionais e sendo sua 1ª. Presidente no período de 1987 a 1988.  Atualmente é Diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH. Diretora da Federação de Turismo e Hospitalidade do Estado RJ e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo-SINTUR.  Membro do Conselho Nacional de Turismo representando a CONTRATUH e Membro do Conselho Estadual de Turismo representando o SINTUR.
  4. Italo Mendes - É Bacharel em Turismo pela UFPR, sociólogo pela UNB e Master em Espacios Naturales Protegidos pela Universidad Autónoma de Madrid-Espanha. Atualmente é Diretor Administrativo do Ministério do Turismo, foi Assessor Especial do Ministro, Diretor de Gestão Estratégica, Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico e coordenador Geral de Convênios. Foi Consultor de Turismo para a Unesco e PNUD. É docente em 3 cursos de turismo da Faculdade Alvorada, Polícia Militar do DF e ESAF. Coordenador de seis publicações do Mtur. Defender e contribui com os estudos, as causas e o desenvolvimento do turismo brasileiro. 

10.  Simone Dantas - Bacharel em Turismo, Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Destaca-se na docência do ensino superior; Possui importantes vivências na área de Turismo em importantes municípios do estado do Rio de Janeiro, em serviços de hospedagem e eventos; trabalhou na qualificação profissional para jovens e adultos. Conselheira da ABBTUR Rio de Janeiro onde sempre participou ativamente do desenvolvimento de ações dessa entidade e da ABBTUR NACIONAL.

 

O Prêmio ABBTUR 2017 Mérito & Talento foi formalizada sua captação durante a cerimônia do evento na Vila do Saber, na ABAV 2016 Expo Internacional de Turismo pelo Distrito Federal, que possui como característica e critério do prêmio a captação durante a cerimônia de premiação e por ter sob sua responsabilidade em sua gestão uma Turismóloga, a Subsecretária Caetana Frenarim. Dando assim continuidade aos destinos turísticos que atenderam a esses critérios, tais como Niterói/RJ, em 2014; Garibaldi/RS, em 2015 e o Estado do Espírito Santo, em 2016.

 

voltar ver mais

 
 

 Parceiros