Publicações

Noticia - Postado em 22/02/2017 09:58:04
CARTA AO PRESIDENTE MICHEL TEMER

Brasília, 14 de fevereiro de 2017.

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica

Dr. Michel Temer Senhor

Presidente da Republica,

As entidades privadas e sindicais que integram o CONSELHO NACIONAL DE TURISMO – CNT expressam através desta correspondência o apoio ao conjunto de ações transformadoras que poderão levar a uma modernização célere do estado brasileiro e do nosso turismo, que foram apresentadas à Presidência da República pelo Ministério do Turismo. Uma das principais proposta apresentada pelo Ministro Marx Beltrão consiste na transformação da Embratur em serviço social autônomo, dando-lhe a necessária flexibilidade de atuação e proporcionando recursos para a promoção do turismo brasileiro no exterior.

Para que essa medida prospere, é fundamental garantir o acesso a recursos de contribuição social da Lei 8029, a exemplo do que já ocorre com o Sebrae e Apex. O turismo sustenta milhões de micro e pequenas empresas brasileiras, em 52 atividades da economia, que geram mais de 7,5 milhões de postos de trabalho, interiorizam o desenvolvimento e contribuem fortemente em nosso esforço de exportação. Com a transformação da Embratur, fica evidenciada a posição de apoio às medidas de reorientação estratégica propostas pelo Ministério do Turismo. O reposicionamento da atividade, em novas bases, não é uma escolha: é uma exigência dos novos tempos.

Acreditamos que a modernização do estado precisa ser levada adiante e as entidades privadas e sindicais do Conselho Nacional não só podem, como devem se solidarizar com aqueles que se dispõem a implementar um novo modelo de desenvolvimento mais eficiente, inclusivo e justo. Com alocação de recursos de forma inteligente será possível produzir os resultados que a nação tanto precisa: empregos, renda e bem estar para o povo brasileiro. Outra medida que recebe o apoio do Conselho Nacional são as ações do Governo Federal para a isenção dos Vistos para os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

O Brasil precisa de uma promoção internacional robusta, capaz de construir uma imagem positiva internacional, a partir do exitoso papel de anfitrião dos eventos planetários que recebemos, como Olimpíadas, Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude e RIO + 20, que finalmente será possível com a transformação da Embratur em agência com acesso aos recursos da Lei 8029. Este momento é crucial para que o Brasil possa colher os resultados do maior legado dos eventos internacionais que sediou com visibilidade em todo o mundo, gerando emprego, distribuição de renda e trazendo divisas para equilibrar a nossa balança comercial.

Essa é uma oportunidade única, que não pode ser desconsiderada após tanto investimento. A promoção internacional do turismo precisa ser vista como prioridade nacional, assim como o turismo como um todo, pelo bem que podem fazer para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Atenciosamente,

ABAV- NACIONAL -Associação Brasileira dos Agentes de Viagens

ABIH – Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos

ABEAR- Associação Brasileira das Empresas Aéreas

ABBTUR- Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo

ABRAJET – Nacional – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

ABRARJ – Associação Brasileira de Revistas e Jornais ABRASEL NACIONAL

ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores de Turismo

CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

RESORTS BRASIL- Associação Brasileira de RESORTS

SINDIPAT- Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas

UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feira

FOHB – Forum de Operadores Hoteleiros do Brasil

FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem

FENAGTUR- Federação Nacional dos Guias de Turismo

BITO - Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional

ANTTUR – Associação Nacional de Transportadores de Turismo, Fretamento e Agências de Viagens que operam com Veículos próprios

CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade CNTUR- Confederação Nacional de Turismo

GUILHERME PAULUS – Conselheiro Indicado pela Presidência da Republica

voltar ver mais

 
 

 Parceiros