Publicações

Noticia - Postado em 21/12/2011 17:31:03
PL da regulamentação do Turismólogo é aprovada

O Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 21, o projeto de lei que reconhece a profissão de turismólogo. Com isso o documento será encaminhado à Casa Civil para que em 30 dias no máximo receba a sanção presidencial. Na opinião da professora Tânia Omena, presidente da ABBTur - www.abbtur.com.br -, o reconhecimento da profissão é o primeiro passo para a regulamentação da atividade e uma conquista inédita para a categoria.

“Este projeto estava tramitando há 30 anos no Congresso e com apoio de senadores conseguimos levá-lo a plenário para sua aprovação. O mais importante é que com esta medida podemos já fazer parte do Cadastur pois até agora a nossa profissão não existia oficialmente”, reconhece. A dirigente lembra que o reconhecimento não cria reservas de mercado e nem obriga empresas a contratarem turismólogos no seu quadro de funcionários.

Tânia Omena, principal articuladora para que o PL fosse votado, lembra que são mais de 200 mil bacharéis de turismo que, em grande parte, não são aproveitados devidamente no mercado de trabalho, já que não tem sua profissão reconhecida. “O turismo brasileiro recebe oficialmente um novo padrão de qualidade e pensamento. Com a aprovação, iremos colocar pessoas que pensam turismo em todas as esferas de governo no país através de concurso público", disse.

O projeto de lei aprovado estabelece 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, como organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação, criar e implantar roteiros, pesquisar informações sobre a demanda turística e elaborar projetos de marketing na área.


Fonte: Mercado & Eventos

voltar ver mais

 
 

 Parceiros