Publicações

Noticia - Postado em 07/10/2017 17:04:56
CERIMÔNIA DO QUARTO ANO DO PRÊMIO ABBTUR MÉRITO & TALENTO

ABBTUR promoveu prêmio na Expo ABAV 2017 Internacional deTurismo

O Prêmio ABBTUR MÉRITO & TALENTO foi instituído pela ABBTUR NACIONAL pelo quarto ano consecutivo, desde 2014, como forma de valorizar, promover e reconhecer os Turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas, dando-lhes prestígio e credibilidade profissional. Uma comissão da ABBTUR avaliou de forma participativa, sugestões de nomes enviados pelos afiliados adimplentes após atenderem aos critérios e procedimentos estabelecidos para ganhar a premiação onde deveria ser contemplada a criatividade, facilidade de comunicação, ética, flexibilidade, determinação e compromisso com seu trabalho e seus pares.

Anualmente a ABBTUR convida um destino turístico que tenha um Turismólogo como responsável pela gestão municipal de turismo para ser o patrono dessa premiação pioneira para valorizar e reconhecer por meritocracia os turismólogos, profissionais, hoje reconhecidos pela Lei 12.591/12. O destino poderá usar esse convite como ação de marketing para promoção e ação de política pública. O Destino Patrono 2017 foi Brasília, onde atua de forma responsável e com todo o conhecimento técnico da atividade turística e registram-se em seu quadro 12 servidores que são turismólogos, além da Subsecretária Turismóloga Bacharel Caetana Frenarin, responsável pela captação do Destino Patrono 2017 e que vem enfatizando o envolvimento do destino na Rede de Cidades Criativas de Design.

O Presidente da ABBTUR NACIONAL, o Turismólogo Elzário Pereira Júnior; a Turismóloga Marta Feitosa Lima Rodrigues representando a Confederação Nacional dos Municípios – CNM, o sr. Sandro Cunha, Subsecretário de Promoção e Marketing da Secretaria de Turismo de Brasília, e as Turismólogas Rita Michelon e a Regina Cardona, da Seccional ABBTUR Rio Grande do Sul, coordenaram este evento de premiação.

Indicados ao Prêmio ABBTUR 2017 Mérito & Talento em ordem alfabética:

1- Angela do Espírito Santo: atua há mais de 30 anos no mercado turístico no setor de eventos, tornando-se referência em planejamento e organização de eventos no estado do Pará, possuindo ampla experiência acadêmica sendo professora aposentada da UFPA e passando por diversos órgãos públicos no planejamento e gestão do turismo em nível estadual e municipal. Empresária, turismóloga e professora da cadeira de eventos do curso de Turismo da Universidade do Pará (UFPA).

2 - Cálidon Costa - Bacharel em Turismo, Mestre e doutorando em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. Diretor da E. Consultoria; professor e Consultor na área de turismo; autor de livros e artigos científicos na área de turismo e educação. Foi Consultor credenciado de Turismo do SEBRRAE/SP e presidente da ABBTUR Amapá.

3 - Edilson Anastácio de Faria - Bacharel em Turismo; foi membro do conselho fiscal da Associação dos Amigos do Caminho da Fé; foi Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Tambaú. Ocupou o cargo de Vice-Presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); desenvolveu o Projeto de Sinalização Turística no seu município. Criou o juntamente com nove municipios a REGIÃO TURÍSTICA HISTÓRIAS E VALES, do Estado de São Paulo, da qual é o atual presidente.

 


4 - Francisco Carlos Souza da Rocha. Bacharel em Turismo; recebe o prêmio pela contribuição com o setor turístico do estado do Pará ao longo de mais de 20 anos de carreira no ramo do agenciamento turístico onde atua no receptivo e emissivo. Foi Presidente da ABBTUR Seccional Pará e atualmente é membro da diretoria da ABAV Pará e integrante do pool de operadores de turismo receptivo Brasil Total Receptivo.

5 - Giovanna Bonelli - Bacharel em Turismo e Hotelaria; Especialista em Administração de Recursos Humanos; atua há 20 anos no setor; foi Professora e Coordenadora de cursos de graduação em Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Fundação ESAG e UNISUL. Foi instrutora da ABIH - Associação de Hotéis e SHRBS e do Sindicato de Hotéis da Grande Florianópolis em cursos de capacitação para Meios de Hospedagens. Assessora externa SESC Nacional; foi Consultora de Treinamento para Vilas de Mídia Olimpíadas Rio 2016.

6 - Marta Feitosa Lima Rodrigues: Bacharel em Turismo, especialista em Gestão da Hospitalidade; foi docente em cursos técnicos, de graduação e pós graduação das Instituições de Ensino: UPIS, UNICEUB, IESB, UNIEURO e SENAC/DF. Consultora Parlamentar em Projetos de Turismo, Eventos e Marketing da Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal de 2014 a 2015; exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Relações Sul-Americanas e atualmente é a Técnica em Turismo da CNM-Confederação Nacional dos Municípios.

7 – Miriam Cristine Fernandes: Bacharel em Turismo, Especialista em Ecoturismo, Especialista em EAD; Mestre em Comunicação Social. É Diretora Geral da Faculdade Pan Amazônica- FAPAN e Faculdade Paraense de Ensino FAPEN. Atua na área de Planejamento e Gestão, Educação Educacional, Ensino a Distância, Eventos e Projetos.

8 – Sandro Belo Barriga - Bacharel em Turismo, Sociólogo, Filósofo. Com especialização em: gestão pública, hoteleira, em ciências políticas e também em gastronomia. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Atua desde 2004 na gestão pública do turismo, ocupando cargos de chefe de gabinete, diretor de planejamento, coordenador municipal de Macapá e Secretário Estadual de Turismo do Amapá. Atuou como professor de graduação em diversas instituições de ensino superior. Ocupou funções na ABIH, ABAV e hoje atua no Convention Bureau, na ABBTUR do Amapá, na Fecomercio, na FETur e é Executivo da ABRASEL no Amapá.

9 - Sílvia Guimarães: Bacharel em Turismo, pós-graduada em Assessoria de Comunicação. Cursos técnicos em Formação de Gestores das Políticas Públicas, e Responsabilidade Social e Sustentabilidade para um Mundo Melhor; em 2006 foi eleita representante dos Estudantes de Turismo do Nordeste CBTUR –, Na Prefeitura de Fortaleza exerceu o cargo de Gerente da Unidade do SINE e também assessora de Juventude na Secretaria Executiva Regional III,. Foi Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza, é Diretora Administrativa da ABBTUR-CE e atualmente é consultora na empresa Wanderpaths uma startup, voltada para promoção de roteiros turísticos.

10 - Tatiana Solange Gätner - Bacharel em Turismo e também Guia de Turismo. Durante anos participou na Diretoria da Amturvales, Agência de Governança da Região Turística Vale do Taquari. Atualmente é diretora da IMITur Turismo, uma agência receptiva do Vale do Taquari/Rio Grande do Sul, sendo uma das pioneiras na sua região. Participou nas principais feiras de turismo do Brasil, fazendo a promoção e a comercialização da sua região turística.

 


Esse ano a ABBTUR Nacional prestou especial homenagem a Katia Cristina Alves Bitencourt, que tem prestado relevantes serviços na área da promoção do destino Brasil, junto a EMBRATUR. A Turismóloga Kátia Bitencourt é Bacharel em Turismo, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e também em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Servidora de carreira federal ingressou na EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - em 1992, onde exerceu diversas funções, entre as quais a de Gerente de Propaganda Nacional, e a de Gerente de Propaganda Internacional, período em que atuou também como Diretora de Marketing substituta. Atualmente, exerce a função de Assessora da Presidência da EMBRATUR e gestora do “Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil”.


Para a próxima edição da premiação, o próximo destino turístico a ser patrono em 2018 será o ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL por valorizar o Turismólogo Bruno Wendling na responsabilidade da gestão do turismo.


 


Autor: Elzário

voltar ver mais

 
 

 Parceiros