Publicações

Noticia - Postado em 13/06/2013 07:36:30
ABBTUR RJ participa de reunião do CET RJ na Região Serrana

Uma parada técnica oficial no Palácio de Cristal, em Petrópolis, Destino Indutor da Região Serrana do Rio de Janeiro, marcou a subida a serra para recepcionar os membros do CET/RJ - Conselho Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, que se deslocou em ônibus especial colocado à disposição pela TURISRIO para 46ª Reunião Ordinária que foi realizada em Teresópolis, no dia 28/05/2013.
Na mesa, preparada pelo cerimonial, estava o Secretário de Estado de Turismo e Presidente da TURISRIO, Ronald Ázaro, Vice-Presidente da TURISRIO, Nauro Grehs, Juvenil dos Santos, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Cláudio Magnavita, Presidente da ABRAJET RJ.
Agradecimentos à presença de membros do CET/RJ na Região Serrana, que se recuperou das tragédias naturais e a necessidade dos conselheiros em reverter imagem prejudicada da cidade imperial foi enfaticamente levantada pelo Secretário Ronald Ázaro. Além da ênfase no potencial do Turismo Cultural; visita obrigatória para quem vem ao RJ; permanência na cidade para assistir ao espetáculo de Som & Luz e a importância do Turismo Cívico, como vem também trabalhando a cidade de Brasília.
Mereceu destaque a presença do Diretor do Museu Imperial e membros do CONTUR, CV&B Petrópolis e vereadores atentos a importância do turismo para a cidade imperial. Bem como o aparte dado pelo Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, para a Diretora de Turismo da Fundação, Evany Noel para apresentar o esforço que a cidade fez para trazer cursos de capacitação do PRONATEC COPA, entre outras ações desenvolvidas pelo órgão municipal, com destaque para a requalificação do Trono de Fátima para incremento ao segmento do turismo religioso em Petrópolis.
Em deslocamento para Teresópolis, onde acontecia o Seminário de Aventura e Ecoturismo de Excelência, houve uma parada técnica na estrada para foto oficial do CET/RJ, antes de ser recepcionado no Hotel Alpino para almoço de boas-vindas e logo após iniciou a reunião, tomando posse o representante suplente da ABBTUR RJ, Presidente da ABBTUR Nacional, Tur. Elzário Pereira Júnior, que fez uma breve abordagem sobre a reestruturação do Programa de Regionalização do Turismo, devido a Coordenação Executiva da Câmara Temática da Regionalização, no Conselho Nacional de Turismo. A ênfase destacada foi na importância da inclusão da participação da instância de governança municipal no Programa de Regionalização.
Durante a pauta para aprovação do documento, Avaliação Ambiental Estratégica, etapa para validação do PRODETUR RJ, o representante da ABBTUR RJ questionou a ausência entre os temas estratégicos a – Intersetorialidade e interdependêcia dos setores para desenvolvimento das ações, além de ter observado que o resumo do documento entregue aos conselheiros, elaborado pelo IBAM, sem ter tirado o mérito da capacidade do instituto e dos técnicos envolvidos, estava incompleto exatamente na apresentação das 28 recomendações estratégicas, onde destacava que apenas uma referia-se à mitigação de potencial de risco ambiental. Mas mesmo assim, devido ao curto prazo do convênio, foi aprovado por unanimidade e todos receberão o documento na íntegra para monitoramento das ações.
Houve um repúdio à pesquisa publicada pelo O Globo, http://oglobo.globo.com/economia/hospedagem-no-rio-a-3-mais-cara-do-mundo-diz-pesquisa-da-embratur-8519095, proposta por Claudio Magnavita, da ABRAJET, que indignado com a publicação da pesquisa ter saído do órgão oficial EMBRATUR, propôs encaminhamento de uma carta do CET RJ ao Ministro do Turismo, Gastão Vieira.
 

voltar ver mais

 
 

 Parceiros