Publicações

Noticia - Postado em 21/07/2013 14:14:03
ABBTUR na abertura da EXPOCATÓLICA na Jornada Mundial da Juventude 2013

 A presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré produziu momentos de grande emoção na abertura da Expocatólica 2013 - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece pavilhão de exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), até o próximo dia 26. No final da manhã deste sábado, 20 de junho, após um mini cortejo pelo Pavilhão 3, a Imagem foi conduzida por dirigentes da Arquidiocese de Belém e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) até o estande do Ministério do Turismo (MTUR), onde aconteceu a abertura oficial do evento, com a participação de representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro, membro do Conselho Nacional de Turismo e Presidente Nacional da ABBTUR, Elzário Pereira da Silva Júnior, dirigentes do MTUR e Governo do Pará.

A Expocatólica é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única focada neste setor na América Latina, o que motivou a parceria entre Paratur, Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Diretoria do Círio de Nazaré, com o intuito de levar a Imagem Peregrina até o evento, estendendo a participação do maior ícone da fé católica paraense à Jornada Mundial da Juventude, da qual participará também o Papa Francisco, que estará no Riocentro na tarde do dia 28. Na ocasião, o Governo do Pará e a Arquidiocese de Belém, juntamente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, representada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta, entregam ao pontífice uma réplica da Imagem Peregrina.

Ronald Azaro, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e secretário de Turismo do Rio de Janeiro, enalteceu o evento e informou que o MTUR investiu este ano cerca de R$ 650 mil na realização de eventos religiosos em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Pará, onde o município de Bragança foi contemplado com verbas para essa finalidade. Somente na Expocatólica, segundo Azaro, foram investidos R$ 1,4 milhão. “O Governo orgulha-se de estar junto com a CNBB promovendo o turismo religioso em todo o Brasil", afirmou o presidente do Fornatur, ao garantir que a partir da Jornada Mundial da Juventude haverá um tratamento diferenciado ao público envolvido na programação da JMJ, estimado em cerca de dois milhões de pessoas, que passam a se tornar turistas em potencial do Rio de Janeiro e do Brasil.

O jornalista Claudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo e subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro, aprovou a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no evento. “O Pará traz à Expocatólica o símbolo do Círio, evento religioso que mobiliza dois milhões de romeiros todos os anos, a própria Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e um belíssimo estande”, ressaltou. Integrante da Câmara de Segmentação do MTUR, Magnavita lembrou que o Fornatur e a Câmara, ao aprovar os investimentos do MTUR na Expocatólica, entendem que o papel do ente público é fomentar os segmentos turísticos.

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, lembrou que o importante não são as imagens que se cultua durante os eventos católicos religiosos, mas a fé que se propaga a partir dessas manifestações. E encerrou a cerimônia de abertura abençoando, por interseção de Nossa Senhora de Nazaré, todos os participantes do evento.

Após a abertura oficial da Expocatólica, a Imagem de Nazaré seguiu para o estande do Pará em um grande cortejo formado pelas autoridades e convidados presentes à cerimônia. Após uma breve parada em frente à berlinda, a imagem seguiu ao espaço Bote Fé, no Pavilhão 4, onde foi recebida pelo Padre Fábio de Melo, enquanto celebrava a primeira missa da programação. Fábio lembrou a importância do Menino Jesus no colo de Nossa Senhora de Nazaré e da necessidade de devoção de todos à mãe de Jesus.

Promoção – A 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, de 20 a 26 deste mês, é voltado para a promoção do turismo religioso. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.

 

voltar ver mais

 
 

 Parceiros