Publicações

Noticia - Postado em 28/07/2013 00:28:04
ABBTUR E a REGIONALIZAÇÃO NO ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO

 

ABBTUR E A REGIONALIZAÇÃO NO ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO

Em Brasília, o presidente da ABBTUR NACIONAL, o Turº Elzário Pereira da Silva Júnior, participou  da mesa coordenadora da reunião da Câmara Temática da Regionalização do Conselho Nacional Turismo.  Além de membros do Comitê Executivo do Programa de Regionalização, participaram também a Sra. Lena Brasil, da DEPAT/SNPTur - Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo/Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Jun Yamamoto, Coordenador Geral da Regionalização, o Turº  Italo Mendes, Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico e demais membros de entidades do CNT: IPHAN, Fórum Nacional de  Cursos de Turismo,  MMA, INFRAERO, ABOTTC, CNM, CNC, CONTRATUH, ABAV, SEBRAE e ABRAJET.  Vale  destacar o redimensionamento do programa a matriz de categorização mensurada em níveis de 1 a 4, identificando níveis de desenvolvimento turístico. Foram esclarecidos os pilares do programa:

1         Gestão, entra na  Rede de Gestão a esfera municipal, que esteve fora até então nas diretrizes do PRT;  

2         Formação, de onde sairá o projeto da Escola Nacional de Gestores em Turismo

3         Fomento, com lançamento do Prêmio Nacional de Turismo das melhores práticas e inovações relacionadas com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

O grupo  planeja a apresentação do PRT nas unidades da federação a partir de 01 de junho até 31 de julho. E portanto, o Comitê Executivo convidou  a ANPTUR, ABBTUR, Fórum de Cursos das IES, ANSEDITUR e algumas representações regionais que desenvolveram várias etapas do programa em seus municípios, para uma reunião técnica, nos dias 22 e 23/maio com objetivo de discutir critérios para remapeamento da regionalização nos Estados. Além de refletir conceitos de categorização das regiões turísticas e municípios turísticos. Para tanto o MTur fará reedição dos Cadernos de Orientação e mencionam lançar cursos à distância em parceria com a UFSC, com quem foi firmado Acordo de Cooperação Técnica para operacionalizar o Plano Nacional de Turismo.

A noite, em continuidade às comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo, o ministro Gastão Vieira, abriu o Encontro Nacional de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento reuniu autoridades do governo do setor de todo o país. “A pauta econômica do turismo conquista espaços nos jornais, nas agendas dos governadores e ganha repercussão no governo federal. Estamos avançando. Já asseguramos a desoneração para a hotelaria e agora trabalhamos para beneficiar outros segmentos do setor”, disse o ministro.

No dia seguinte foi lançado o novo modelo do PRT. Após as apresentações gerais iniciais do PRT e relançamento do Índice de Competitividade, que definiu competitividade como sendo a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor e de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. A  ABBTUR participou na parte da tarde da oficina de Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada e também da oficina Empreendedorismo e Promoção de Investimentos.

Durante as oficinas foram informados algumas ações inovadoras do MTur tais como a atual FNRH - Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital utilizada pelos unidades hoteleiras através do portal www.hospedagem.turismo.gov.br ; o anúncio de  que em breve sairá uma Portaria com diretrizes de fiscalização dos serviços turísticos; haverá uma abertura para desenvolvimento  de ações complementares de qualificação profissional para o PRONATEC Turismo.  

Criado há quase 10 anos, o PRT tem o objetivo de potencializar a estruturação da oferta turística regionalmente, considerando a integração dos municípios. O novo modelo prevê um amplo diagnóstico das necessidades e potencialidades dos municípios e regiões para o turismo. Desse diagnóstico nascerá uma categorização inédita, que norteará a dosagem de políticas públicas, de acordo com as necessidades de cada região, desde a mais básica, como o apoio à estruturação da gestão turística municipal, até a mais avançada, como a promoção internacional dos destinos. Ao longo do dia, os participantes integraram oficinas que explicaram os programas e ações do Ministério do Turismo (MTur). Foram apresentados o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes e o Pronatec Turismo.

 A assessora da Diretoria de Gestão Estratégica do MTur, Daniela Jensen, explicou o sistema de monitoramento das ações do ministério. De acordo com ela, é uma ferramenta avançada de acompanhamento que informa se as ações planejadas pela pasta estão sendo executadas. "O mais importante é saber se o que planejamos está tendo resultado. A monitoria permite a tomada de decisões estratégicas", disse a diretora. Ainda nas oficinas foram apresentados o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Sinacov) e o modo de elaboração dos estudos e pesquisas do ministério. Segundo o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ítalo Mendes, os estudos e estatísticas são fundamentais para a elaboração de políticas públicas para o turismo. "Os resultados de estudos e pesquisas auxiliam na definição de estratégias regionais de turismo", explicou Ítalo.

 O Encontro Nacional de Turismo contou com a seguinte programação:

16/05/2013 - Oficinas

09h às 10h30 - Programa de Regionalização do Turismo 
11h às 12h30 - Índice de Competitividade do Turismo Nacional
14h às 15h45 - Infraestrutura Turística 
14h às 15h45 - Promoção Turística 
14h às 15h45 - Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada 
14h às 15h45 - Gestão Descentralizada do Turismo
16h15 às 18h - Informação ao Turista 
16h15 às 18h - Monitoramento 
16h15 às 18h - Planejamento e Posicionamento de Mercado 
16h15 às 18h - Empreendedorismo e Promoção de Investimentos

voltar ver mais

 
 

 Parceiros