Publicações

Noticia - Postado em 30/09/2013 12:17:19
Gastão Vieira prestigia comemoração do Dia Mundial do Turismo na CTD

 Gastão Vieira prestigia comemoração do Dia Mundial do Turismo na CTD

Com o tema “Turismo e Água: proteger nosso futuro comum”, a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) realizou, hoje (25/09), reunião solene em celebração ao Dia Mundial do Turismo. A data, que é comemorada em 27 de setembro, marca a importância do setor para o desenvolvimento econômico, político e social. Prestigiaram a cerimônia, o ministro do Turismo, Gastão Vieira; presidente da Embratur, Flávio Dino; primeiro vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Luís Otávio Neves; e o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio da Silva Figueiredo Junior; além de dirigentes de diversas entidades representativas do trade turístico.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB-SE), disse que é necessário criar estratégias para manutenção, conservação e preservação da água. "Faz parte da pauta de debates da CTD promover discussões sobre a preservação da água e a importância da sustentabilidade nas atividades turísticas".

Valadares Filho também destacou que não há sustentabilidade do turismo sem cidades sustentáveis. "Cidades sustentáveis significam água e esgotos para todos; coleta seletiva, com reciclagem e reuso de determinados subprodutos descartados".

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou da satisfação em participar da solenidade de celebração ao Dia Mundial do Turismo promovida pela CTD e destacou o papel do turismo. "A atividade turística será protagonista e terá um papel importantíssimo na economia brasileira".

Gastão Vieira destacou as conquistas que o turismo obteve nos últimos anos. Uma dessas conquistas foi o PAC do turismo, que destinou R$ 640 milhões para ampliação e construção de centros de eventos nos estados brasileiros. Segundo ele, esses recursos já estão disponíveis para os gestores estaduais e municipais executarem os projetos.

Já o presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou a necessidade de se aprofundar a discussão sobre a desoneração de impostos para alguns segmentos do trade turístico como o transporte aéreo. "A desoneração tributária deve ocorrer, mas com contrapartidas claras como a expansão da malha regional e melhoria dos itens de conforto, por exemplo", disse Flávio Dino.

O Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio da Silva Figueiredo Júnior, se colocou à disposição para discutir e debater os temas relacionados ao uso sustentável da água. "A ANA defende o uso múltiplo dos recursos hídricos", disse.

Para o deputado Paulão (PT-AL) há dois gargalos que são os principais entraves para desenvolver o turismo, que são o transporte aéreo e a qualidade dos serviços prestados ao turista. Segundo ele, é preciso acelerar a realização dos treinamentos feitos pelo Pronatec.

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ctd/noticias/gastao-vieira-prestigia-comemoracao-do-dia-mundial-do-turismo-na-ctd

voltar ver mais

 
 

 Parceiros