Publicações

Noticia - Postado em 16/12/2013 22:44:27
Conselho Estadual do Turismo do Rio de Janeiro faz última reunião do ano

 

 
Os participantes da reunião do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro que foi realizada nesta sexta-feira, 6/12, na sede da Fecomércio, decidiram, por unanimidade, dar apoio à transformação do edifício do antigo Hospital do Quarto Centenário, localizado em Santa Teresa, em hotel escola da UniRio. A proposta foi apresentada pela professora Tânia Omena, Presidente da ABBTUR-RJ – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - Seccional Rio de Janeiro e coordenadora do curso de turismo da UniRio.
O Conselho aprovou também a proposta do Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, da realização de um seminário, no primeiro trimestre de 2014, para discutir os efeitos da super oferta hoteleira para depois das olimpíadas. O Secretário citou o caso de Barcelona, onde aconteceram as Olimpíadas de 1992.
- Precisamos prestar atenção ao que aconteceu em Barcelona, que duplicou o seu parque hoteleiro e depois do evento teve um prejuízo enorme, pois a ocupação hoteleira caiu drasticamente.
Ázaro lembrou que até as olimpíadas a cidade terá mais 85 hotéis e 17 mil quartos e que é necessário que se criem estratégias para que a rede hoteleira, após os mega eventos, possa permanecer com a sua taxa de ocupação estável.
O Conselho comemorou ainda a conquista dos 6 milhões de turistas que visitaram o Brasil este ano. Ronald Ázaro fez uma pequena explanação sobre a solenidade realizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim na quinta-feira, 5/12. Na ocasião, 40 passageiros receberam kits da cidade e uma turista argentina foi escolhida como representante dos seis milhões de visitantes.
Ronald Ázaro disse que a turista argentina, Nadia Panis e as amigas que a acompanhavam receberam da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, vouchers, condução e acompanhamento para conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além de uma viagem a Búzios, um dos destinos mais procurados pelos argentinos que visitam o Rio de Janeiro.
Durante a reunião do Conselho, que contou com a presença de representantes de todas as entidades que o compõe, foi feito ainda um balanço do Prodetur-RJ e apresentado um programa de press trip que será realizado, em 2014, pela Setur-RJ, em parceria com a jornalista Belisa Ribeiro, mostrando aos jornalistas aspectos originais das belezas turísticas do interior do Estado.

voltar ver mais

 
 

 Parceiros