Publicações

Noticia - Postado em 25/03/2014 15:32:27
ESPERANÇA DA REPRESENTATIVIDADE EM MINAS GERAIS

 Oportunizando o convite da Secretaria de Turismo do Estado de Minas, como membro do Conselho Nacional de Turismo, e ter aproveitado a participação ao 6º Salão Mineiro de Turismo, com todo esforço da nossa entidade, para encontrar com turismólogos, bacharéis de turismo de Minas Gerais, trouxe muita esperança e entusiasmo para tomarmos novos rumos da representatividade nacional da nossa categoria no Estado de Minas Gerais.

Foram convidados todos os membros afiliados adimplentes e inadimplentes a nossa entidade, mas certamente por descrédito na representatividade da categoria, a falta de entendimento da importância de estar em rede profissional ou mesmo por motivos pessoais, e também devido à veracidade dos diversos assuntos relatados, impossibilitaram alguns de comparecer a nossa frutífera reunião realizada dia 14 de março de 2014, às 17h, na Sala Multiuso, agendada com antecedência com a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais. Nossos agradecimentos especiais às técnicas da SETUR MG, Ana Gusmão e Alexandra Freitas, que gentilmente cederam espaço na Sala Multiuso, mesmo não tendo ainda nossa entidade assento no CONTUR/MG.

Muito nos honrou a presença dos que compareceram a nossa reunião e temos a certeza de que a decisão tomada pelo grupo, seja de retomada como Grupo Gestor ou mesmo, seja a atitude mais rápida e eficaz para constituição de nova entidade, aproveitando a oportunidade histórica de renovação na denominação da entidade nacional, tenha consenso e flua da melhor forma para formalizar e iniciar retomada da entidade. Apenas sugerimos que tenha uma liderança no grupo a partir da capital Belo Horizonte, por questões estratégicas de articulação.

Existe a possibilidade imediata de engajamento operacional e financeiro com atividade de fortalecimento de ação, com perfil de hospedagem sustentável, com o Bed and Breakfast Brasil, que oferece uma plataforma, de base tecnológica europeia, para reservas de meios de hospedagem, especificamente para Cama e Café (vejam no site www.abbtur.org.br). Temos Termo de Cooperação Técnica e Parceria com a empresa BBrasil que oferece a plataforma de reservas on line, fomentando assim uma Rede de Hospedagem  Domiciliar.  Vislumbramos também possibilidade de engajamento de técnicos da nossa nova ABBTUR Seccional MG , no Circuito do Ouro. Estão ávidos por técnicos para atuarem na alimentação da base de dados da inventariação turística dos municípios. Poderá haver participação técnica e institucional, tanto para os técnicos afiliados como para a ABBTUR Seccional MG.

Deixamos Minas Gerais com muito entusiasmo, com grandes possibilidades de retomar nossa representatividade nesse Estado de tamanha importância para o turismo brasileiro e para a luta política por um projeto de lei que altere nossa Lei 12.591/12, que atenda aos anseios da categoria de fornecer nossa titulação profissional, força de trabalho qualificada para o desenvolvimento turístico, reservado apenas aos que tem formação de nível superior, no Brasil ou no exterior, além dos provisionados que atuam na atividade turística por alguns anos, desde que também tenham formação de nível superior.

voltar ver mais

 
 

 Parceiros