Publicações

Noticia - Postado em 15/04/2014 19:08:24
ABBTUR Nacional e reabertura da Seccional do Rio Grande do Norte

 Aos 28 de março do presente ano, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a ABBTUR Nacional, através do seu Presidente Elzário Pereira da Silva Júnior, e o Fórum de Cursos de Turismo das IES, presidido nacionalmente pela Profª Jurema Dantas, organizaram uma reunião com o objetivo principal de discutir as ações da entidade e unir esforços para  a reabertura da seccional no Estado.

A reunião contou com a presença coordenadores e docentes de diversas instituições de ensino, tais como Breno F. Tinôco Cabral (UERN), Erivaldo Xavier De Lima (UNP), Izabel Cristina da Costa Bezerra Oliveira (UERN), José Wilton Nobre (UNP), Juliana Cristina de Moura Soares (Gestour Brasil), Jurema Marcia Dantas da Silva (UNP), Marília Medeiros Soares (UERN), Michele Galdino Câmara (UERN), Paulo Renan da Silva (Prefeitura Municipal de Touros/RN), Sidcley Alegrini (UERN), Silvana Praxedes de Paiva Gurgel (UERN), Tatiana Gehlen Marodin (IFRN) e Temilson Costa (SENAC).

 

No primeiro momento, Elzário Júnior fez uma explanação de aproximadamente duas horas sobre as iniciativas da ABBTUR em âmbito nacional e benefícios para os afiliados adimplentes (como informações sobre cursos, concursos e descontos), enfatizando a luta para regulamentação da profissão de turismólogo, da forma que atenda às necessidades da categoria reconhecida pela Lei 12591/12. Foram citadas estratégias de parceria com as empresas Decode e Gestour Brasil, bem como a Bed and Breakfast Brasil, que é a primeira rede brasileira de Cama e Café presente em quase todo o país.

Entre as ações, Elzário Júnior também apresentou os projetos “Turismólogo Presente” e “Mais Turismo”, lançados pela ABBTUR Nacional e Gestour Brasil, pertencentes ao programa “Turismo meu Negócio”, do qual ele mesmo faz parte como licenciado e Empreendedor Digital Expert em Turismo do destino Angra dos Reis/RJ. Para esclarecer mais aos docentes e coordenadores de cursos presentes sobre o envolvimento dos turismólogos e profissionais de turismo neste programa, Elzário Júnior convidou Juliana Soares, turismóloga e mestre em Turismo pela UFRN, para fazer uma apresentação e explicar suas funções e experiências como licenciada dos municípios de Parnamirim e Tibau do Sul/RN.

Em outro momento, os participantes iniciaram as discussões sobre a necessidade de reativar a antiga ABBTUR Seccional RN ou constituir uma nova associação para que os turismólogos e profissionais de turismo do Rio Grande do Norte também sejam devidamente representados nacionalmente e assim também possam usufruir dos benefícios como afiliados a essa rede histórica de representatividade e defesa dos direitos dos turismólogos e profissionais do turismo.

Para concluir com sucesso do encontro, os presentes puderam adquirir a insígnia oficial da profissão de turismólogo, lançada em Brasília aos 25 de setembro de 2003. 


Autor: Juliana Soares

voltar ver mais

 
 

 Parceiros