Publicações

Noticia - Postado em 25/06/2014 17:34:46
Audiência Pública no Congresso Nacional articulada pela ABBTUR retoma a pauta sobre o Turismólogo

Tem tido consequências rápidas o Programa Turismo Meu Negócio. Para atender aos resultados das participações no Projeto ! – Turismólogo Presente! que definiu não mais lutar pela regulamentação da Lei 12.591/12, mas lutar por Projeto de Lei que venha alterá-la, atendendo aos interesses da categoria, para posteriormente regulamentá-la. É parte do processo de luta e persistência pela valorização e reconhecimento dos turismólogos.

Além da conclusão por outro Projeto de Lei, que altere a atual Lei de Reconhecimento, a categoria definiu também propor uma Audiência Pública no Congresso Nacional para esclarecer aos parlamentares a importância do profissional turismólogo para o desenvolvimento turístico.

Oportunizando a gafe cometida pelo deputado fluminense Sergio Zvaiter durante o Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, realizado nos Caminhos de Niemayer, em Niterói, que declarou publicamente na solenidade de abertura “...uma coisa aprendi aqui hoje...essa expressão eu não conhecia...turismólogo!” num auditório repleto de docentes, profissionais do turismo e consequentemente turismólogos. Diante do fato a ABBTUR Nacional oportunizou a situação e encaminhou ofício ao Ministro Gastão Vieira, outro ao Presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves e também ao Presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Deputado Valadares Filho. Este último prontamente respondeu comunicando o recebimento do Ofício nº102/2013, endossando a preocupação da categoria e reconhecendo a necessidade de se promoverem ações voltadas à divulgação da importância desse profissional para o desenvolvimento turístico e econômico do Brasil.

O Deputado Valadares Filho, Presidente da Comissão de Turismo e Desporto se comprometeu a apresentar requerimento para a realização da audiência pública solicitada no ofício encaminhado pelo Presidente da ABBTUR Nacional, Tur. Elzário Pereira Júnior, que contou com apoio da Seccional ABBTUR DF, para que possamos discutir a importância e a responsabilidade do profissional turismólogo e a necessidade de sua valorização perante a sociedade brasileira.

Promessa é dívida e já temos garantida nossa audiência pública integrada com a Comissão de Turismo do Senado,... agora é cobrar e amadurecer o conteúdo do Projeto de Lei.

voltar ver mais

 
 

 Parceiros