Publicações

Noticia - Postado em 25/06/2014 17:41:27
Última reunião de 2013 do CNT contou com pronunciamento da ABBTUR

 A 42ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Turismo, realizada em dezembro, última reunião do ano de 2013 onde houve apresentação de prestação de contas, através de relato implantação e relançamento de programas, projetos e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e EMBRATUR, tais como o Índice de Competitividade, Convênio MTur/Sebrae, Relatório de Investimentos em hotéis e resorts, Turismo Religioso, Campanha Turismo Acessível, Atualização da Lei Geral do Turismo, Mapa do Turismo  Brasileiro e Agenda Estratégica do Turismo 2013/2022

A reunião contou com a participação e manifestação do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e aproveitou para assinar portarias dos Transportes Turísticos, Fiscalização de Serviços turísticos e do Mapa da Regionalização do Turismo. Além do lançamento de consulta pública para coleta de sugestões para alteração da Lei Geral do Turismo, que deverão ser processadas as contribuições até janeiro de 2014. Até então já contou com 34 propostas

 O Ministro Gastão Vieira afirmou que o país para ser líder tem que focar na potencialidade, competitividade, inovação, digitalização, sustentabilidade e foco no turista cliente.

Importantes depoimentos sobre a enorme problemática da aviação brasileira, onde foi sinteticamente resumida em falta de fomento e planejamento estratégico do setor aéreo. É necessário recomeçar a refletir a aviação planejada pelos militares.

Foi ressaltado ‘As novas diretrizes do Programa de Regionalização’, institucionalizado através da Portaria 105/2013, onde houve uma diminuição de municípios e ampliação de regiões . O atual mapa da regionalização conta com 303 regiões e 3345 municípios turísticos, mas ainda sendo implantado o Sistema de Informações Gerenciais do Programa de Regionalização.

O pronunciamento da ABBTUR, pelo Presidente Elzário Pereira Júnior, entre as manifestações dos conselheiros, solicitada antecipadamente, conforme solicitado pela equipe técnica executiva do CNT foi destacada pela cobrança para inclusão na Matriz de Resultados e Encaminhamentos da proposta da ABBTUR no tema: Organização dos Trabalhadores, pois não foi incluída nos assuntos tratados como sugestão e proposta a retomada do CADASTUR para os turismólogos e a discussão com a categoria sobre a regulamentação da Lei 12591/12; bem como no tema: Lei Geral do Turismo, também o pleito da retomada do CADASTUR, embora tenha sido acatada a proposta da ABBTUR no documento Proposta de Alteração / Inclusão e Nova Redação da Lei Geral do Turismo como sugestão de alteração para o Art. 21º, complementando-o para fins de cadastro os profissionais técnicos de nível médio e guias de turismo, além de profissionais de nível superior como tecnólogos e turismólogos.

O Presidente da ABBTUR, quis deixar registrado também em ata a entrega de carta  ao Ministro Gastão Vieira para acompanhamento da indignação da categoria dos turismólogos pelo pronunciamento do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Sérgio Zvaiter , durante o Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro 2013, quando afirmou desconhecer o termo ‘turismólogo’. A carta foi enviada também para o Presidente da Câmara dos Deputados e ao Presidente da Comissão de Turismo e Desporto  e aproveita a oportunidade para solicitar uma audiência pública integrada do Senado Federal e Câmara dos Deputados com as Comissões de Turismo e Desporto e Comissões de Trabalho de ambas casas parlamentares.

Apresentou também resultados do Programa Turismo Meu Negócio, lançado em parceria com a Gestour Brasil em setembro, durante a Feira das Américas em São Paulo. Bem como o Projeto 1: Turismólogo Presente ! e o Projeto 2:  + Turismo – Empreendedores Digitais. E propôs a realização de webnários temáticos com interlocutores do Programa de Regionalização, com apoio do MTur; com membros da ANSEDITUR e membros associados às ABAVs.

Como o Ministro Gastão Vieira, mencionou em sua retrospectiva de ações do ano 2013, o interesse e fomento para Hospedagem Alternativa, o Presidente da ABBTUR em seu pronunciamento lembrou que a ABBTUR apresentou proposta de implantação de uma Rede Brasileira de Hospedagem Domiciliar, usando uma base de tecnologia de informação, de altíssimo nível para reservas e comercialização on line para essa tipologia de meio de hospedagem, usando o www.bbrasil.com. Solicitou que fosse revisto pelo MTur a proposta apresentada pela ABBTUR em parceria com o Bed and Breakfast Brasil.

E por fim, comunicou que aconteceu importante reunião da ABBTUR com o MDIC – Ministério da Indústria e Comércio Exterior sobre a revisão da nomenclatura dos serviços turísticos que constam na NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços Intangíveis , do Programa Brasil Maior. Como tudo que impactar o comércio exterior será revisado, a ABBTUR sugere que o Turismólogo seja mencionado nas Notas Explicativas, como responsável por alguns serviços destacados da NBS e propôs uma reunião entre a ABBTUR, CONTRATUH e a FENAGTUR para em conjunto propor ao MDIC alterações e inclusões de serviços turísticos não mencionados na atual NBS.   

                                                         

voltar ver mais

 
 

 Parceiros